Instrutora de Comunidade
Rosário Catita
Sou a Maria do Rosário e nascida a 13 de maio 1966, pode falar-se de predestinação a uma devoção especial a Maria e, é verdade, sou católica e Mariana. Nascida em Lisboa, quarta filha no seio de uma família católica, estudei em colégio de freiras; onde aprendi muito sobre várias coisas, a que só muito mais tarde dei valor.
Fiz o percurso catequético na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora - Prazeres e, nessa mesma igreja acompanhei o meu noivo a fazer o percurso catequético para nos podermos casar, casámos em 1995 e, em 15 de agosto de 1999 lá voltámos para batizar a nossa filha.
A minha vida profissional tem sido muito diversificada, com experiências valiosas do ponto de vista de aquisição de conhecimento e de fomentar relações humanas, no entanto a parte administrativa e de gestão de recursos tem tido a sua predominância.
Considerando-me exigente, rigorosa e minuciosa, o caos desafia-me.
A área das tintas foi um acréscimo por negócio do meu marido e daí, o salto para a arte e artesanato foi inevitável e enriquecedor. Em 2000 abri uma loja de materiais para Artes Decorativas, Belas Artes e Cerâmica. Sendo exigente no trato ao cliente e no rigor da informação dada, características que me estão intrínsecas, fui aprender sobre todos os materiais e técnicas para poder vender e aconselhar em consciência. Rapidamente descobri que a melhor maneira de aprender é ensinando e, tornei-me formadora. As marcas com quem trabalhava agarraram a oportunidade e conduziram-me ao sucesso e consequente crescimento.
Fui fundadora da ARTEMASSA - Associação Portuguesa de Artes em Massa Polímera, que muito contribuiu para o desenvolvimento dessa arte, em Portugal.
Quis Deus que ficasse viúva cedo, abençoada com uma filha que conta já 24 anos. Em consequência dessa condição de fragilidade, ingressei no Movimento do Escutismo Católico – Corpo Nacional de Escutas em 2011 e nele tenho feito trabalho de educadora e animadora de jovens. O meu totem escutista é Águia Persistente, preferia perseverante, mas ainda assim identifico-me com ele.
Motivada e sensibilizada com temas como ecologia e sustentabilidade, ingressei no Movimento Global pelo Clima e em 2021 tornei-me Animadora Laudato Si’. Os Animadores são chamados a cumprir os objetivos e os objetivos Laudato Si’ guiam as nossas ações. Eles ajustam a nossa relação, de uns com os outros e, com a nossa casa comum. Obrigam-nos a um crescimento espiritual e cultural que visa a ecologia integral.
Ao fazer trabalho de sensibilização e de educação, fui conduzida a representante do Corpo Nacional de Escutas na R3C - Rede Cuidar da Casa Comum e, em 2023 a coordenadora da Equipa Nacional da Casa Comum. Uma responsabilidade acrescida que não me permite deixar de dar um sentido maior e consequente empenho no que respeita à defesa do bem comum.
Em paralelo, tenho tido um percurso complementar entre a Arte e a Religião; dois assuntos que me fascinam e que não consigo desassociar. A Arte e as partilhas de conhecimento foram propósito e fruto de muitas tertúlias que levaram às Teologia e Filosofia, à busca do essencial, uma busca latente que não quis esperar mais e que não terá fim, apaixonei-me! Sempre em sintonia com os interesses da juventude, estive envolvida na JMJ e na visita do Santo Padre.
Considero-me uma pessoa muito feliz e abençoada e a graça do trabalho enriquece-me diariamente.
Voo alto, porque me foram dadas asas para isso!
E-mail: Pioneiros.39@escutismo.pt