Secções
Para quem ainda não conhece o Escutismo...
A prática do Escutismo no CNE está organizada de acordo com as idades dos Escuteiros. Um Agrupamento é dividido em quatro unidades, a que se dá o nome de Secções:
A I Secção é a Alcateia, que é composta pelos Lobitos: escuteiros com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Nesta Secção vive-se de acordo com um imaginário inspirado no Livro da Selva; as diversas personagens que surgem no Livro da Selva simbolizam as mais diversas caraterísticas humanas (tanto qualidades como defeitos) e servem de inspiração para as suas atividades e a promoção do desenvolvimento pessoal de cada um.
A II Secção é a Expedição, composta por Exploradores com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. O imaginário das atividades dos Exploradores desenvolve-se em torno da figura do próprio Explorador: aquele que vai mais longe, mais além, aquele que descobre. Os Exploradores vão à Descoberta da Terra Prometida, depois de terem ficado a conhecer o Criador e a Criação enquanto Lobitos.
A III Secção é a Comunidade, composta pelos Pioneiros com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os Pioneiros são aqueles que desbravam, que se instalam, que constroem e se desenvolvem. O Pioneiro está numa idade em que é chamado a assumir um papel ativo na Igreja em construção.
A IV Secção, a última, é o Clã, composta pelos Caminheiros com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos. Para os Caminheiros não há um imaginário formal permanente, pois os Caminheiros, como jovens adultos, já perspetivam as suas ações em prática no terreno real, na vida do dia-a-dia. O Caminheiro vive cristãmente em todas as dimensões do seu ser, na sua transformação no Homem Novo.